CODEMA DA POSSE A NOVA DIRETORIA

Notícias - Data: julho 5, 2024

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) em Buritizeiro

O CODEMA é um órgão colegiado, deliberativo, normativo e consultivo criado pela Lei Municipal nº 1.103 de 2006. Sua missão é promover a preservação ambiental e buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação do meio ambiente no município.

A nova diretoria do CODEMA, empossada nesta quinta-feira 04/07, composta pelo presidente Alexandre Alarcão Gomiero, vice-presidente Paulo Vitor Mallard e secretário Lucélio de Melo Marinho, assim como os demais membros representantes de 12 instituições públicas e da sociedade civil organizada assumem a responsabilidade de conduzir as ações do conselho para o próximo quadriênio de 2024/2027. O contexto atual apresenta desafios significativos, especialmente devido ao crescimento do agronegócio e ao desenvolvimento contínuo da cidade que demandam cada vez mais a atuação do Conselho como instância resolutiva de questões socioambientais.

As atribuições do CODEMA incluem:
• Propor diretrizes para a Política Municipal de Meio Ambiente.
• Fiscalizar o cumprimento das normas ambientais.
• Promover a conscientização pública sobre questões ambientais.
• Opinar sobre planos e programas anuais e plurianuais de trabalho.
• Identificar áreas degradadas ou ameaçadas de degradação.
• Buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
O conselho desempenha um papel crucial na busca por um futuro sustentável para Buritizeiro, garantindo que o crescimento da cidade ocorra de forma responsável e respeitando os recursos naturais.